Roteiro de Atividades

Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia


As pessoas costumam ter uma certa repulsa quando a questão é os estudos, elas não encontram motivos para adquirir conhecimentos. O fato é que jovens e crianças já desenvolvem o bloqueio de que estudar é algo chato, por isso não conseguem desenvolver suas potencialidades.

As potencialidades dos estudantes devem ser exploradas a todo o momento, por isso,com o seu empenho e compromisso vamos tornar as nossas aulas bem interessantes.Juntos seremos bem sucedidos! Estudar não é apenas algo obrigatório, trata-se de um rico desenvolvimento intelectual que nos torna pessoas melhores. O conhecimento é algo que está presente no mundo sob vários aspectos, basta que aja vontade de adquiri-lo. Estudar pode ser o seu passaporte para um futuro promissor, pois somente assim você consegue passar num vestibular e ter uma formação para a profissão e para a vida.

Após leitura e análise de textos sobre a juventude, em sala de aula, chegamos à seguinte conclusão: que juventude é uma categoria social, definida historicamente; que, na sociedade moderna, foi a ideia de uma preparação prolongada para a vida adulta que consolidou a noção de juventude, fase de espera e transição; que o histórico da juventude no Brasil, ajuda a perceber aspectos da atual condição juvenil; que existem no país diferentes juventudes, isto é, que a juventude brasileira é bastante diversificada internamente e sofre as consequências das desigualdades sociais.

Aproveitando essa oportunidade de leitura e análise crítica dos textos apresentados, vamos estudar um pouco de semântica. QUE BOM!

VOCÊ SABIA QUE:



O estudo das significações das palavras é um assunto na língua portuguesa exclusivo da Semântica.

No que diz respeito ao aspecto semântico da língua, pode-se destacar três propriedades:



• Sinonímia

• Antonímia

• Polissemia

Sinonímia



Sinonímia é a divisão na Semântica que estuda as palavras sinônimas, ou aquelas que possuem significado ou sentido semelhante. Vejamos:



1. A garota renunciou veementemente ao pedido para que comesse.

2. A menina recusou energeticamente ao pedido para que comesse.

3. A mocinha rejeitou impetuosamente ao pedido para que comesse.



Vemos que os substantivos “garota”, “menina” e “mocinha” têm um mesmo significado, sentido, todos correspondem e nos remete à figura de uma jovem. Assim também são os verbos “renunciou”, “recusou” e “rejeitou”, que nos transmite idéia de repulsa, de “não querer algo” e também os advérbios que nos fala da maneira que a ação foi cometida “veementemente”, “energeticamente” e “impetuosamente”, ou seja, de modo intenso.



Podemos concluir, a partir dessa análise, que sinonímia é a relação das palavras que possuem sentido, significados comuns.



Antonímia



Se por um lado sinonímia é o estudo das palavras dos significados semelhantes na língua, antonímia é o contrário dessa definição. Vejamos:



1. A garota renunciou veementemente ao pedido para que comesse.

2. A senhora aceitou passivamente ao pedido para que comesse.



Percebemos que “garota” tem significado oposto à “senhora” assim como os verbos “renunciou” e “aceitou” e os advérbios “veementemente” e “passivamente”. Assim, quando opto por uma palavra opto também pelo seu significado que de alguma forma remete a outro sentido, em oposição. Por exemplo, se alguém diz:



“Ela é bela”, quer dizer o mesmo que, “Ela não é feia”.



Ao estudo das palavras que indicam sentidos opostos, denominamos antonímia.



Polissemia ou Homonímia



Uma mesma palavra na língua pode assumir diferentes significados, o que dependerá do contexto em que está inserida. Observe:



1. A menina fez uma bola de sabão com o brinquedo.

2. A mãe comprou uma bola de basquete para o filho.

3. O rapaz disse que sua barriga tem formato de bola.

4. A professora falou para desenhar uma bola.



Constatamos que uma mesma palavra, “bola”, assumiu diferentes significados, a partir de um contexto (situação de linguagem) diferente nas frases, respectivamente: o formato que a bolha de sabão fez; o objeto usado em jogos; o aspecto arredondado da barriga e ainda o sentido de círculo, circunferência na última oração.



Polissemia (poli=muitos e semos= significados) é o estudo, a averiguação das significações que uma palavra assume em determinado contexto lingüístico.

EI TURMA, QUE APRENDIZADO! VAMOS COLOCÁ-LO EM PRÁTICA?

OBSERVAÇÃO:AS QUESTÕES PROPOSTAS NESTA ATIVIDADE, DEVERÃO SER ORGANIZADAS NO CADERNO OU COMO PORTFOLIO E, DURANTE AS AULAS APRESENTADAS A PROFESSORAVILMA.COMBINADO?

1º Sabendo que o objeto possuidor da maior quantidade de sinonímias ou sinônimos que existe é, com certeza, o dicionário, releia o texto e encontre o sinônimo das palavras até então desconhecidas para você. Com certeza, você terá excelentes resultados, que maravilha o seu mundo vocabular será ampliado.

2º Chegou a hora de exercitar o seu poder de síntese. Faça um resumo do texto lido! É, esse é o momento de escrever um pouco mais, MARAVILLHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

REFLETINDO SOBRE O TEXTO



1º AH, TURMA NÃO PODERÍAMOS ESQUECER! LEMBRANDO SOBRE A NOSSA CONVIDADA ESPECIAL, A COLEGA LIEGI DA SILVA, O PERFIL DELA É REPRESENTATIVO DA ATUAL GERAÇÃO DE JOVENS BRASILEIROS?

2º QUE CARACTERÍSTICAS ELA PARTILHA COM VOCÊ?

3º O QUE DIFERENCIA A ATUAL GERAÇÃO JUVENIL DAS ANTERIORES?

4ºCOMENTE: A ESCOLA DO ENSINO MÉDIO SERVE DE PORTA PARA A VIDA ADULTA.

ESSE SERÁ UM MOMENTO AGRADÁVEL, VAMOS CANTAR

Negra Li - Mundo Jovem

Ei Mundo Jovem, Mundo Jovem, Mundo Jovem

O futuro é de vocês

Ei Mundo Jovem, Mundo Jovem, Mundo Jovem

Vocês sabem viver

Ei Mundo Jovem, Mundo Jovem, Mundo Jovem

O Mundo é de vocês

Ei Mundo Jovem, Mundo Jovem

Livre pra viver



Como pode o homem viver e esquecer o futuro?

Sabe que ele planta hoje amanhã os jovens que colherão os frutos

Visam o poder, fama, lucro, dinheiro sujo. É inútil.

Sabedoria é bem melhor do que isso tudo. É o nosso escudo.

Pra gente mudar o mundo é só estar junto não é pedir muito.

Basta ceder um pouco, respeitar o outro, amarem todos, ser justo.

Na lembrança a infância, inocência de criança é a esperança.

É tempo de mudança, confiança.



Mundo Jovem...[repete a primeira estrofe]



Homem de pouca fé reclamam daquilo, disso.

Se sentem sozinhos, mas nunca evitam fazer inimigos

Dê exemplo aos seus filhos, a vida é como é.

Ensine-os a não enfrentar e sim desviar dos conflitos.

Todos tem dentro de si, um pouco de herói e um pouco de covarde

Pra se desculpar enfim, é preciso de muita coragem

Nunca é tarde, quem tem atitude e força de vontade faz sua parte,

Não é um covarde !



Ei Mundo Jovem...[repete]



Quem não quer viver a liberdade de um jovem?

Quem não quer viver sem preocupar-se com a morte?

Então não ignore. O mundo chora quando chove

só você não vê, e insiste em perder sua juventude

Está dentro de você sua virtude, é poder escolher

Então mude pelo o bem, não seja rude.

Questões para análise do texto acima

1ª Faça o comentário do seguinte enunciado : “Como pode o homem viver e esquecer o futuro?Sabe que ele planta hoje amanhã os jovens que colherão os frutos.Visam o poder, fama, lucro, dinheiro sujo. É inútil.Sabedoria é bem melhor do que isso tudo. É o nosso escudo.”

2ª” É tempo de mudança, confiança.”Você concorda ? Por que? Você como jovem estudante como se avalia nesse processo?